quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

OS JOVENS E A EDUCAÇÃO

ANA MARGARIDA DE MATOS MONTEIRO*



A Educação sempre serviu para tornar os jovens mais conhecedores de si mesmos.

Educar é estimular os jovens a avaliar com consciência os valores pelos quais a humanidade se rege e prestar-lhes a sua adesão, procurando crer neles e seguindo-os o mais fielmente possível.

O grande objetivo da educação é o desenvolvimento do jovem ao nível de todas as facetas da sua personalidade para conseguir seguir um caminho digno e construir uma vida com base no sonho de cada um.

Por vezes, os jovens pensam que a educação é feita somente a nível escolar, o que, inevitavelmente, conduz a um grave erro, porque a educação que vamos adquirindo e transmitindo ao longo de gerações tem em vista não só o desenvolvimento escolar mas também o pessoal, o social, o religioso, entre muitos outros que poderiam ser citados.

A missão de qualquer jovem em fase de aprendizagem, de procura, de descoberta... é a de auto-educar-se com base no que está registado como verdadeiro (por exemplo, livros), mas nunca esquecendo o que está à sua volta, e as experiências do dia a dia, tão ou mais importantes, e que devem ser integradas nesse processo de auto-educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário